terça-feira, 26 de fevereiro de 2008






cerâmica para iniciantes




2º edição do Tupi


Pirão Geral 2004

Finalmente conseguimos reunir escritos de todos os Confrades e alguns não Confrades e publicar uma coletânea de trabalhos. São quase 30 autores. São crônicas, poesias, poemas, desenhos e até uma peça para teatro. Alguns tivemos que catar no laço, o autor e o trabalho, valeu a pena pela união. Fico feliz quando me lembro da Eliana Oliveira, que Deus levou antes que tivessemos terminado todas as nossas infinitas conversas. Quando me lembro caçando a Dona Amélia Olaio por uma foto para o livro. Ah! Saudades da Dona Amélia.



A Editorial colaborou com a Confraria lançando diversos produtos como incentivo a leitura e a pesquisa dos nossos valores. Estes são dois exemplos

Confraria dos Escritores de Ubatuba

Confraria dos Escritores de Ubatuba
Em 2003 criamos a Confraria dos Escritores de Ubatuba, precisamente no dia primeiro de abril, com uma proposta de juntar escritores, leitores e amigos da boa literatura.
Foi logo no começo da Editorial que se propunha a publicar em livros os trabalhos dos diversos autores que não encontram espaços na cultura oficial.
Da confraria nasceu o Pirão Geral nossos encontros culturais. Hora e local de fazimento de cultura sem crivo ou censura.
O caderninho abaixo continha textos dos confrades e seu objetivo era arrecadar dinheiro para as apresentações do Pirão




Este é o primeiro publicado pela Editorial


Terminada a pesquisa do Vocabulário Tupi guarani iniciei as pesquisas do "Falar Caiçara".

São 800 verbetes com palavras e expressões de uso e em desuso pelos caiçaras. Tivemos a participação do João Barreto, do João de Souza, do Jaür Carpinetti, do Julinho Mendes, do Mesquitinha e a colaboração das gravuras em bico de pena do Antonio Coutinho.

Havia a coleta da palavra, a busca e confirmação dos significados, a pesquisa da etimologia, a primeira inclusão na língua portuguesa na construção de cada verbete.

Foram dias e noites escrevendo cada verbete ou expressão. Algumas eram simplesmente técnicas, outras eram apaixonantes. Ter que resumir tudo em verbetes gerou crises de consciencia em mim. Alguns verbetes mereciam verdadeira crônicas. Muitas vezes fui dormir com o trabalho terminado e acordava no dia seguinte para retomá-lo do zero.

Adiei até a exaustão o dia de enviar para a impressão, foi o cansaço, e não a minha vontade que determinou o ultimo dia de edição.
Foi o trabalho que provocou o surgimento da Editorial. Depois de fazer os orçamentos para publicação os preços proibitivos e as tiragens obrigatórias aos milhares, resolvi montar a Editorial.
Troquei uma máquina de marcenaria por uma impressora Canon a laser LPB 465, paguei um exagero, mas valeu a pena. É a melhor impressora que já tive, lenta 04 ppm, perde pouquissimas impressões e sou eu quem faz todas as manutenções, otima!
O livro recebeu muitos elogios e foi incluido em muitas bibliografias de trabalhos nas faculdades no final foi uma grande conquista para mim, para o Sr. João Barreto, para o Antonio Coutinho e para Ubatuba.

meu primeiro "livro"


Na verdade era uma pequena apostila, mas foi uma grande conquista. Ela surgiu de um programa de rádio onde falávamos sobre a origem das palavras. Tanto a etimologia como o estudo de todas as outras origens sempre me interessou. Talvez influenciado pela origem do meu nome "Rizzo - raiz" gosto de saber e parece que sempre atraio informações sobre as origens das coisa que estudo.
Esta pequena apostila tinha como objetivo principal atiçar a curiosidade sobre esta importante lingua no Brasil, que tanto falamos e pouco sabemos
Nesta primeira edição lançamos mil exemplares que logo se esgotaram, estamos na terceira edição (ampliada) e o "Vocabulário" é um sucesso.

Vocabulário Tupi guarani 1º edição 2002
Apostila com 24 páginas medidas 145 x 220